sábado, 30 de novembro de 2013

MAIS NOTÍCIAS SOBRE FRACKING

Do site Russia Today: RT.com

Reuters/Shannon Stapleton

Massachusetts busca a proibição por 10 anos do fracking de gás após a série de terremotos no Texas

Publicado em: 30 de novembro de 2013 
Reuters / Shannon Stapleton Reuters / Shannon Stapleton


Um comitê ambiental da Assembléia Legislativa do estado de Massachusetts  aprovou um projeto de lei , impondo uma proibição de 10 anos sobre fracking para o gás natural. O movimento vem depois de uma onda de terremotos no Texas levantar novas preocupações sobre a controversa técnica de perfuração .

A lei de moratória sobre o fracking  em Massachusetts visa proteger a água potável do estado de possível contaminação e, assim, " assegurar que a saúde e a prosperidade das nossas comunidades seja mantida, " de acordo com um dos patrocinadores da legislação, Northampton Estado Democrático Rep. Peter Kocot , citado pela AP .

Para se tornar lei, a proibição temporária de fracking ainda tem de ser aprovada pelos legisladores e assinada pelo governador democrata, Deval Patrick .

A iniciativa legislativa no Massachusetts foi tomada na sexta-feira, um dia após o Texas sofrer um terremoto de magnitude 3.6, um em uma série de episódios similares durante as últimas três semanas . O dedo da culpa está sendo apontado para o fracking . A série de pequenos tremores de terra não causou vítima , mas os moradores locais Texas temem que o pior ainda esteja por vir

Fracking é uma técnica de perfuração, que envolve a injecção de água com carga química em profundidade no solo, explodindo o e depois bombeando de volta , junto com o gás libertado , como resultado da explosão . A água é então separada do gás e é descartada por ser injectada de novo no solo.

O sentimento anti - fracking cresce entre os  Texanos

O cheiro de produtos químicos precedeu a série de tremores Texas , de acordo com Rebecca Williams, residente na cidade de Azle , que foi afetada pelo terremoto mais forte até agora na série.

"Nós não podíamos descobrir de  onde os produtos químicos estavam vindo ", disse Williams a RT . "Então começamos a sentir os terremotos. Os terremotos pareciam estar ficando mais fortes. Quando o de 3.6  aconteceu eu tentei me levantar e correr para baixo e minha casa estava tremendo tanto, eu não conseguia nem correr. "

Williams tem certeza que as rachaduras nas paredes de sua casa são um resultado direto das práticas de fracking . Enquanto isso, na vizinha Denton County, uma ativista anti- fracking, Tara Linn Hunter, liga o agravamento do seu problema de saúde agravado à perfuração .

" Nós todos vivemos ao pé de um poço de gás na minha cidade ", disse à RT . "O maior efeito que teve sobre mim, pessoalmente, é a asma . Nebulizadores , inaladores fazem parte da minha vida diária e que se tornou cada vez pior nos cinco anos que eu vivi nesta cidade. "

Hunter diz que 40 por cento de energia em Denton vem do vento e a maioria dos moradores gostaria que a prática se expandisse, mas é improvável que isso aconteça em breve, já que alguns dos " vereadores têm laços com a indústria do petróleo e gás" , de acordo com a ativista .

Esta atitude é compartilhada por Calvin Tillman , o ex-prefeito de Dish , Texas, agora um ativista ambiental , que acredita que o lobby do petróleo e gás no Texas é mais poderoso do que em qualquer outro estado.

"Eu acho que a indústria de petróleo e gás tem feito tudo o que pode fazer para evitar que as energias renováveis ​​de obter um ponto de apoio aqui no estado do Texas, " Tillman disse  à RT . "Você sabe que para eu colocar um painel solar na minha casa eu tenho que passar por um processo de licenciamento significativo. No entanto, se eu quiser para perfurar um poço de gás no meu quintal isso provavelmente poderia ser feito no período da tarde . "

Texas tinha listado cerca de 6.000 poços de petróleo e gás fracking no FracFocus , um site de divulgação da indústria do fracking a partir de março de 2012, de acordo com SourceWatch.org .

Partidários de fracking insistem que a prática é segura , ajuda a manter os preços de energia mais baixos e assegura a independência energética dos EUA .

Nenhum comentário: